Revisitando Castelo Branco

09/04/2012

Folar em Florianópolis

Autor: Luis Pardal

Pascoa, folar de florianópolis.

O folar é tradicionalmente o pão da Pascoa, um alimento ancestral fruto da mistura ritual e alquímica da água , azeite, sal, ovos e farinha de trigo.

Ele representa a saida da quaresma, do jejum e abstinencia que o rito católico prescreve. A tradição do folar tem como base todo um ritual de partilha, solidariedade e confraternização, bem enraizado na gastronomia popular albicastrense que se perde no tempo e profundamente carregado de significado simbólico e religioso.

É também a oferenda aos afilhados pelos padrinhos e dos fiéis ao padre pela época da Páscoa. Existe neste acto uma ligação muito forte entre este e o pão que Jesus repartiu com os discípulos na última ceia.

Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca, que representará simbolicamente o renascimento e Ressurreição de Jesus Cristo. Particularmente no nordeste de Trás-os-Montes em Castelo Branco  o folar é confeccionado à base de massa fofa e recheado com carne de porco, Presunto, Salpicão e Linguiça.

Na minha aldeia e tradiçao da segunda feira de Pascoa a visita do padre as casas para tirar o folar. A benção das casas, o pagamento do dizimo, pode ser considerado um verdadeiro elo de união entre o Terreno e o Divino pela carga simbólica que representa.

Deixo aqui a foto do folar que fiz este ano aqui em Florianopolis.

Feliz Pascoa!

Forte abraço,

Luis Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário