Revisitando Castelo Branco

28/09/2008

Escola Primária de Castelo Branco Mogadouro


Mais do que um prédio, a escola era o portal de entrada para a vida, para o mundo. Os quatro anos que passamos ali deixaram marcas para toda a vida. Amizades , sonhos, carreira... Enfim os tempos eram outros, nem todos que por lá passaram tivera a oportunidade de ir alem nos estudos. Tenho a certeza de que todos sem exceção tiveram ali a sua maior formação e faculdade, nos fundamentos e valores mais sinceros: dignidade, fé, cidadania, patriotismo, honra, amor á terra, respeito pelos mais velhos e pelos direitos dos outros.

DSC02225 A escola através de suas professoras e professores deu a todos uma universidade de valores e de riquezas que levamos para a vida. Lembro-me com muito carinho e respeito da minha terceira classe.  
A Dona. Maria Eugênia foi a professora que lecionou naquele ano. Foi um ano escolar maravilhoso. Em um ano, ela conseguiu mostrar-me uma nova realidade e, abriu diante dos meus olhos possibilidades infinitas, de descobertas sobre o mundo e sobre mim mesmo, minha capacidade, potencial e talento. Sem o auxilio dela não teria descoberto, sem a visão maravilhosa  e a orientação carinhosa de tão estimada “mestra” teria ficado sem abrir uma porta que me faria ver o mundo com olhos diferentes. Se a vida me permitiu ser alguém foi graças ao voto de confiança e entusiasmo que ela me deu nesses meses de aula.  E acredito que o mesmo aconteceu com todos que tiveram o previlégio de sentar na sala de aula dela. Meu sincero agradecimento, admiração e respeito.

Conta a tua história da escola também!

Forte abraço albicastrense!

Luis Pardal

10 comentários:

  1. Anónimo7.10.08

    Olá, estudei aqui da primeira á quarta classe. Sim recordo as minhas amigas e colegas de sala e de carteira. A Dna. Balbina, Maria Eugénia. Tantas, tantas alegrias, como eram simples aqueles tempos.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10.7.09

    Essa escola também faz parte de minhas lembranças. Sou de Vale de Porco, mas, lembro-me que, na minha época de escola primária, os alunos da escola primária de Vale de Porco, eram selecionados e,levados ao final do ano letivo, a Castelo Branco para fazer um exame, o qual definiria quem seria ou não aprovado para frequentar a próxima classe (ano).
    Esse exame era uma verdadeira tese (para uma criança) pois tinha exame escrito e oral. Todos os colegas assistiam e, os pais também. Analisavam o exame, as professoras de Vale de Porco e de Castelo Branco.
    A professora que me levou para fazer o exame, era a D. Irene, que era de Castelo Branco. Ela tinha 3 filhos; Gualdino, Dulcínea e Maria Aline. Soube através de amigos que a Dulcínea faleceu de leucemia. Se alguém souber da Maria Aline (que é de Castelo Branco), gostaria de ter algumas informações, pois fomos grandes amigas.
    Aldina

    ResponderEliminar
  3. maria pires14.7.09

    tambem eu por aqui passei um dia, ha ja muito tempo, as vezes parece quefoi ontem mas as memorias perdem-se na bruma dos tempos.
    foi aqui que me apaixonei pelas letras que hoje fazem parte da minha vida e da minha paixao.
    foi aqui que comecei o caminho que terminou com uma licenciatura em Historia na universidade de coimbra.
    hoje faço outra historia e como Historia é memoria não poderia esquecer esses tempos primeiros da minha instrução.
    foi aqui que tudo começou...

    ResponderEliminar
  4. Olá Aldina Geraldes. Não a conheço,mas nesta olhadela vi suas palavras e como não podia deixar de ser vou ajudar um pouquinho. A Maria aline vem com muita frequência a Castelo Branco. Penso que vive em Ammarante e como tal dar-lhe-ei noticias Brevemente. Entretanto o irmão Gualdino tem o seguinte e-mail:
    gualdinorodrigues@sapo.pt ,certamente não se importará.
    O meunome é Isaias Cordeiro. Aminha mãe é de Vale de Porco e chama-se Idalina Neto,lembra-se dela??. Ainda é viva e tem 90 anos.
    Temos parentes de Vale de Porco que estão aí no Brasil e só os vi uma vez. Vou pesquisar também para um contacto. incordeiro.2512@hotmail.com.
    Até breve.

    ResponderEliminar
  5. cidalia4.10.09

    ola pessoal sou cidalia neta da sr aninhas que estava con o sr acacio costa, eu tambem andei nessa escola da 1era à 4classe com a dona Balbina que era a filha do SR Acacio et da dona Maria Eugénia que era uma santa de professora
    aqui deixa o meu contacto para os amigos dai. beijos a todos. cidalia71@hotmail.fr

    ResponderEliminar
  6. Olá Aldina, Maria, Isaias, Cidália e a todos.

    A net tem dessas coisas, permitir aproximar as pessoas.

    Em julho quando vi o comentário da Aldina imediatamente fiz contato com o Gualdino que por sua vez repassou o e-mail para a Aline. Desde então, elas tem se falado e reataram a amizade que a distância geográfica e dos anos havia afastado.

    Abraços a todos.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo16.10.09

    ola sou fernando gonçalves de castelo branco filho do s, amandio primo do isaias vivo em palma de maiorca o meu mail e mariacordeiro @hotmail .es fiquei muito contente devos encotrar e assim saber coisas da nossa terra e da mina tia idalina ao tenho o mail do isaias e espero que vejao este mensagem um forte abraço a todos

    ResponderEliminar
  8. De: Luis Pardal (joseluispardal@hotmail.com)
    Enviada: domingo, 18 de outubro de 2009 10:10:51
    Para: isaias do nascimento cordeiro cordeiro (incordeiro.2512@hotmail.com); isaiascordeiro@sapo.pt; mariacordeiro@hotmail.es


    Olá Fernando Gonçalves, bom dia.

    Antes de mais quero lhe dar as boas vindas pela revisita a Castelo Branco.

    Pode estar tranquilo que o Isaias vai ler e responder seu e-mail e sem dúvida ficar muito feliz com seu contato. Ele já nos le em copia. Poderá resonder para ele tambem ao responder a todos.

    No mais deixo um forte abraço Albicastrense com nossos votos de felicidades e saúde.

    Luis Pardal

    ResponderEliminar
  9. Anónimo28.9.11

    Ola chamo-me sandra e tenho 19 anos a nove anos estudei nesa escola e vivi ahi mellor dito nasci ahi ,tenhotantan saudades de castelo branco ... ami infancia foi ahi ainda me lembro nos creios como brncabamos e nas noites de verao como saiamos a rua a brincar au escondeesconde que tempos sin os vellos tempos nuncan voltao mas... deixao uma bonita lembrança .
    Un saudo desde a espanha.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo14.1.13

    Eu não estudei ai, mas conheci um bom amigo que estudou de certeza, pois ele é dessa linda aldeia, vou muitas vezes a Castelo Branco mas há anos que perdi o contacto con ele, chama-se Aníbal Neto.

    ResponderEliminar