Revisitando Castelo Branco

04/01/2011

Festa S. Lourenço 2011 – Estevais

Autor: Isaias Cordeiro

Curiosamente não estive presente em muitas festas em honra de S.Lourenço, no entanto a primeira vez acontecera muito antes do meu regresso ás minhas origens. Minha família em França partilhava amizade com algumas pessoas desta localidade e deles receberam o convite para virem á festa. Como me encontrava também de férias intrometi-me e fui ao arraial. Grato aos que me receberam e sao lourenço imagemofertaram um belo jantar! Esqueci o nome das pessoas mas quis a história que não esquecesse esta terra que por motivos óbvios marcou um pedaço da minha vida. O meu regresso definitivo a Castelo Branco e algum sangue fresco na vida activa de então envolveu-me em várias acções autárquicas que perduraram quase um quarto de século. Foi uma terra que sempre respeitei e continuo a respeitar, nunca enjeitei juntar fosse quem fosse ao meu rol de amigos e de tudo isto tenho boas recordações. O que de mau possa ter acontecido já faz parte do passado embora alguns acidentes me marcassem porque neles foram fatalmente envolvidos amigos ou familiares dos meus amigos.

A Festa de S. Lourenço e devoção que toda a gente dos Estevais lhe dedica! Não estranho que assim seja, este é sobejamente um dos Santos mais venerado em todo o Mundo. Embora tenha vivido no século lV transpôs até aos dias de hoje uma profunda fé, partilha e não se poupou ao sacrifício em prol do seu ideal.

estevais 2Em todo o Mundo se encontram igrejas, capelas ou outras simbologias em sua honra e em Portugal não faltam de Norte a Sul. Numa delas, bem a Sul já senti o arrepio do que é velar uma familiar que me era muito querida, uma cunhada ali residente que tinha o mesmo nome de uma tia natural de Castelo Branco mas residente bem perto da Igreja de Estevais, Matilde o seu nome. Estou a falar de uma linda igreja em Almancil -Algarve á qual os seus zeladores dedicam parte do seu tempo nela depositando arte e engenho do bem proteger numa fé e respeito pela dignidade da casa de S.Lourenço.

Não há muitos dias e em conversa casual com um residente tive conhecimento da dificuldade em arranjar uma comissão organizadora da festa do próximo ano que se comemora no dia 10 de Agosto e ao que me parece, salvo alterações se as houve, não vai realizar-se.

A verificar-se é pena e lamenta-se! Todos compreendemos e sabemos da grande dificuldade em por em marcha a máquina de eventos sejam eles pagãos, religiosos ou outros mas são ainda as festas e romarias que trazem a estes recantos os filhos da terra, por bem distantes que estejam dão vida á aldeia no mês que por excelência é Agosto. O mês de S. Lourenço. Só por este facto basta para justificar o esforço!

Foi sempre uma linda festa e creio que continuará a sê-lo. Que reine o bom senso e o espírito de compreensão numa entreajuda mútua capaz de fazer inveja ao Patrono de “Estevais “ pois por certo o sacrifício será bem menor que o sacrifício do mártir que aqui se venera.

Gentilmente amigos cederam-me fotografias da última festa, 10 de Agosto de 2010, Elisa Cardoso e sua família. A todos eles o meu muito obrigado.

Resta-me desejar a toda a comunidade de Estevais, residentes ou não um Feliz Ano Novo.

Um abraço para todos

Isaías Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário