Revisitando Castelo Branco

15/04/2008

A fogueira do Galo.

Fazer a fogueira do galo. Este costume de nossa terra vem sendo passado de pais para filhos desde há muito tempo e perdura até aos dias de hoje graças á valentia da malta animada de nossa terra. Parabéns a Castelo Branco pela malta animada desta geração que mantém vivas as nossas tradições

No dia 24 de Dezembro os rapazes solteiros e alguns casados juntam-se para irem buscar a lenha para a Fogueira do Galo. Inicialmente iam de casa em casa a pedir lenha em carros de bois ou com juntas de machos e mulas. Quando carregavam os carros levavam a lenha para o largo da Casa Grande e iam ageitando os toros os galhos e giestas para acenderem a fogueira na hora da Missa. Curiosamente, nos últimos 20 anos este trabalho, que sempre foi feito manualmente começou a ser realizado de forma mais mecanizada. Assim e para proporcionar maior eficiencia foram inseridos ao ato de recolher a lenha apetrechos que tornassem o o processo mais rápido e aumentassem a produtividadade da malta. Hoje utilizam, tratores, retro-escavadeira e outras maquinas que contribuem para a realização de fogueiras descomunais.

Mas o costume mantem-se, de meia-noite acendem a fogueira. É tradição ainda de comer e be beber á volta da fogueira e como não podia deixar de ser os ânimos sempre se animam.

1 comentário: