Revisitando Castelo Branco

15/11/2010

Um fim próximo... ou o início?

Autor: Zé Fraga
Imagens para guardar de lembrança nos olhos e no coração.
O fim do vale do sabor, tem gosto amargo, e uma data certa. Faltam poucos meses para o vale ficar encoberto pelas águas da barragem. A paisagem e a fisionomia do rio, deixarão de existir, serão substituídas por uma nova, irreconhecível. O rio será um completo estranho entre os seus.
Sinal dos tempos… Águas futuras que encobrirão as margens que o passado deixou livres.
Um dos últimos rios da Europa intocado pelo homem, ficará em poucos meses irreconhecível, mesmo para quem o viu, por muitos anos, passar perto de si. Mas nem este titulo lhe serviu como salvação.
Aos poucos a paisagem e a geografia destes lugares e gentes será mudada. Aos que virão, restará ouvir contar dos que viveram, uma narrativa saudosa de dos tempos e momentos por aquelas margens. Mas que nenhuma crônica em vídeo poderá retratar na sua total expressão.
O progresso dizem…
A civilização abre passagem para valores e interesses maiores que os representados pela vida de um rio ancestral que sobreviveu a milênios de transformação do planeta. 
Que seja feito um monumento e que nele sejam gravados em bronze os nomes dos que decretaram este destino. Que a história possa lembrar deles.
Ao futuro, ao novo rio Sabor!

Vídeos incorporados do youtube. Clique no video para seguir o link e assistir na origem.



Zé Fraga

Sem comentários:

Enviar um comentário