Revisitando Castelo Branco

28/11/2010

CORES DA NATUREZA(Parte 2)

Autor: Isaias Cordeiro

Na primavera do ano de 2010 escrevi um pequeno texto pelo qual fiz referência a Cores da Natureza e que intitulei de Mantos de Flores, encostas com beleza tendo sido ilustrado com algumas fotos que confesso, amante da natureza que sou são sempre as minhas preferidas. Mesmo assim não pretendo plagiar Vicent Van Gog no que toca á sua arte e ás suas tendências Impressionistas, Expressionistas, Abstraccionistas nem em quaisquer outras das suas obras. Por aqui nem girassol se cultiva para ao menos tentarmos uma imitação perfeita dos seus belos quadros dessa obra por muitos admirada.

Com as obras de construção do IC5 em curso é imperativo circular com á máxima prudência na ligação que nós Albicastrense mais utilizamos, Castelo Branco- Mogadouro-Castelo Branco. Ao trânsito habitual juntam-se as viaturas de grande porte e máquinas de toda a espécie, estas numa correria desenfreada talvez pelo cumprimento dos prazos de execução.

Quem viaja de Mogadouro no sentido de Moncorvo depara-se com imagens impressionantes até á bem pouco tempo impensável vê-las. Os mais cépticos acreditam finalmente numa via de comunicação melhor mas não deixam de lamentar as mossas geradas pela sua implementação mais concretamente na alteração da paisagem que nalguns casos é completamente destruída. A bem do progresso e desenvolvimento, diz-se como forma de atenuar todo o impacto ambiental e paisagístico que só assim o justificam.

Quase todos os dias faço este percurso e consequentemente tenho acompanhado o evoluir das obras. Aqui e ali vou parando, fazendo umas fotos e como sempre, olhando a beleza que mesmo nestas circunstâncias a natureza nos proporciona.

A neve tem caído um pouco por todo o lado e a nossa zona não é excepção. Até pode ser incómoda e limitativa em alguns aspectos mas não deixa de dar beleza e pintar de branco a paisagem que a natureza transforma a seu gosto no respeito pelas estações do ano. No local onde a 24 de Abril recolhi um verde e amarelo e comparei com a Bandeira do Brasil ,recolhi agora um manto branco embora um pouco adulterado com vestígios visíveis de obras do IC5.

Vale a pena comparar as imagens, tentar compreender melhor a natureza e sua capacidade de transformação e sobretudo respeitá-la para que nos possibilite uma vida melhor.

Saudações Albicastrenses

Isaías Cordeiro

 003 

005   009 011 Vangogue

014

007  004 006

Sem comentários:

Enviar um comentário