19/07/2011

Albicastrense, Duarte Freitas, obteve o primeiro lugar nacional, por projecto na área das energias renováveis.

Autor: Luis Pardal

Bragança 13 Julho, 2011

Alunos do IPB ganham concurso nacional

Projecto na área das energias renováveis permite a produção de energia eólicas em zonas de reduzida intensidade de vento

Os alunos Jorge Paulo e Duarte Freitas, do curso de Licenciatura em Engenharia das Energias Renováveis, obtiveram o primeiro lugar nacional, de entre 31 participantes, e posteriormente um honroso quarto lugar, de um universo de 128 concorrentes de diferentes nacionalidades, no concurso Internacional - Energy2B: Intelligent Energy, Europe, que pretende distinguir projectos de Inovação relacionados com os domínios da energia.
O projecto apresentado denomina-se, SOPEE: Sistema Optimizador de Produção de Energia Eólica e consiste no desenvolvimento de um modelo de perfil metálico que permitirá aumentar a velocidade do vento nas pás do gerador eólico e consequentemente um aumento da produção de energia, o que possibilita a produção regular de energia eólica em zonas de reduzida intensidade de vento e em períodos de baixo caudal.
Esta ideia está a ser trabalhada no seio do Gabinete de Empreendedorismo e Inovação do IPB, tendo em vista a comercialização referida tecnologia, no futuro. Os próximos meses de Agosto e Setembro serão dedicados à construção do protótipo e realização da prova de conceito nas instalações do Campus do IPB, para posteriormente se avançar com o pedido do registo da patente.
Publicado em 'Mensageiro Bragança'.

clip_image001

Parabéns ao Duarte e aos pais Ernesto e Guilhermina. Sem dúvida um motivo de muito orgulho para todos nós albicastrenses!

Artigos interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...