Revisitando Castelo Branco

03/02/2010

Fumeiro - Uma olhadela gastronómica

Autor: Isaias Cordeiro

O sacrificio do presunto- O sabor é melhor que o aspecto de certeza!!!
Numa olhadela gastronómica pelo nosso Trás-os-Montes vemos sobretudo nos meses de Dezembro e Janeiro grandes eventos sobre os fumeiros tradicionais sua confecção e sua comercialização.
Por estatuto já á muito adquirido toda a nossa zona prima na sua confecção dando-lhe cada um o toque a seu gosto sem adulterar o sabor tradicional inconfundível com qualquer outro que por ventura queiram imitar.
A comunicação social sobretudo as televisões mostram e difundem imagens vezes sem fim das alheiras, azedos, chouriças, salpicões, bulhos, os presuntos e outros derivados do porco. Todas as iniciativas são de realçar e é uma boa ajuda na sua divulgação em prol dos trasmontanos.
Pena é que a nossa aldeia vá perdendo a tradição de matar o porco e fazer o seu próprio fumeiro. Há resistentes mas com andar dos anos acabar-se-á o que é pena, salvam-se os fabricantes industriais.
Acima falei de sabores! Sim, porque sou leitor atento e vejo o quanto nos incitam com lindas imagens de fumeiro, nas revistas de vinhos, nas revistas de turismo, nos boletins municipais etc, etc..
Numa olhadela pela nossa terra e no que toca a essas e outras iguarias todos exibimos o nosso bom gosto pela cozinha, pelo nosso fumeiro e pelo nosso presunto.
Acredito que toda gente com origem em Castelo Branco nossa terra, já saborearam todas estas coisas. Não sou muito defensor da teoria que diz “ Os olhos também comem “. A ser assim andamos todos de água na boca.
A propósito de imagens e sabores permitam-me este pequeno aparte em tons de boa disposição: Uma pesquisa sobre o que publicamos.
- O salpicão está no prato.
- As alheiras são bonitas.
- As sopas não estão amolecidas.
- Os presuntos estão pendurados.
(Disto nada se come ou saboreia apenas cresce água na boca)
Ao contrário, o presunto da fotografia está a ser sacrificado por quatro amigalhaços.
Faça como eles !!

A Confraria dos devotos na capela em cerimonial de degustação gastronômica
A Confraria exige seus rituais, e nesta hora devem ser seguidos todos. Os confrades que o digam...
Saudações Albicastrenses
Isaías Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário