06/04/2011

Estado Líquido

 

Exposição Fotográfica - Fotografias de Guilherme Sanches

Data: 01 a 31 de Julho - Museu D. Diogo de Sousa - Braga

Nota do Autor...Líquido. Um dos três estados componentes de uma... permitam-me que lhe chame assim – de uma confederação, que no seu todo e dito em Português, é ocupada por “Água”. Outros lhe chamam Water, Vode, Acqua, Aigua, Watten, Vandens ou simplesmente Eau, condição sine qua non para a existência de vida.

São três estados independentes, de livre ocupação e fácil migração, mas de estabilidade condicionada – uns graus, sejam Celsius ou Fahrenheit a mais ou a menos, umas atms ou bars a menos ou a mais, sempre cientificamente definidas, e lá vai ela, a água, para um estado vizinho, sólido ou “vaporoso”, no qual passará o tempo em que as condições se mantiverem.

Estado líquido fotografado em liberdade plena, ou quase. Às vezes nem parece. Voando ascendente em desafio à Lei da Gravidade, parada no momento de inversão, regressando em queda livre, em fio contínuo, ou desfilando verticalmente gota a gota, é apenas água. Insípida, inodora e transparente, vista pelo olhar de um fotógrafo amador.

De vida efémera e com forma toscamente esferóide de superfície irregular, cada gota contém na sua transparência um potencial universo de formas, de cores, de momentos ou de emoções. O que cabe numa gota de água … esta vida efémera, este sonho, cabe em ti porque a tua pressão interna é superior à pressão externa, dizem os livros.

Não existem duas gotas de água iguais. Não as vemos sem as pararmos no tempo, sem congelarmos o seu movimento por uma fracção de milésimo de segundo, não desfrutamos a beleza da sua essência sem jogarmos com elas um jogo de luz e contraluz, com fundos que se reflectem invertidos em tão pequenos glóbulos.

Uma amostra pequena de um trabalho intensivo, uma selecção entre milhares de imagens com preocupação estética no cuidado pormenor técnico, são fotografias em exposição no Museu D. Diogo de Sousa, de 1 a 31 de Julho de 2011, no âmbito do Ano Internacional da Química e do XXII Encontro Nacional da SPQ (100 anos de Química em Portugal).

Tão simples como uma gota de água – quem foi que disse?! ...

Contactos:

Gabriela Botelho e Isabel C. Neves

Departamento de Química

Escola de Ciências

Campus de Gualtar

4710-057, Braga

Portugal

Artigos interessantes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...