Revisitando Castelo Branco

28/06/2011

A VIDA QUE O HOMEM ESCOLHEU

Autor:António José Salgado Rodrigues

evolução

Deus criou o BURRO e disse: - Obedecerás ao homem, carregarás fardos pesados nas costas e viverás 30 anos – serás BURRO.

O Burro virou-se para Deus e disse:- Senhor! Ser Burro, obedecer ao Homem, carregar fardos nas costas e viver 30 anos? É muito, Senhor! Bastam-me 10.

Deus criou o CACHORRO , e disse-lhe: - Comerás o osso que te jogarem no chão, tomarás conta do Homem e viverás 20 anos. É muito, Senhor! Bastam-me 10.

Deus criou o MACACO e disse-lhe: - Pularás de galho em galho, farás macaquices e viverás 30 anos. Serás macaco.

O Macaco virou-se para Deus e disse: - Senhor, pular de galho em galho, fazer macaquices e viver 30 anos? É muito Senhor, bastam-me 20.

E Deus criou o HOMEM e disse: - Serás o Rei dos animais, dominarás o mundo, serás inteligente e viverás 30

O Homem virou-se para Deus e disse: - Senhor! Ser o Rei dos animais, dominar o mundo, ser inteligente e viver 30 anos? É muito pouco, Senhor!  20 anos que o Burro não quis, 10 anos que o Cachorro recusou e 10 anos que o macaco não está querendo, dai-mos a mim, Senhor, para que eu viva pelo menos 70 anos!

E Deus atendeu o Homem.

Até aos 30 anos, o Homem vive a vida que Deus lhe deu, É HOMEM. Dos 30 anos aos 50, o Homem casa e carrega os fardos nas costas para sustentar a família, É BURRO. Dos 50 anos aos 60, já cansado, ele passa a tomar conta da casa – É CACHORRO. Dos 60 anos aos 70, mais cansado ainda, ou passa a viver aqui e ali, na casa de um filho ou de outro e faz gracinhas para as crianças se rirem, É MACACO.

Esta é a realidade da vida, de nada adianta o dinheiro, orgulho e a vaidade se todos nós tivermos que passar estas fases.

António José Salgado Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário