Revisitando Castelo Branco

28/06/2010

Jovem Comissão da Festa da SRA. da Vila Velha 2010

Autor: Isaias Cordeiro
DSC01823
Com a dificuldade que nos últimos anos tem havido, mas com a carolice de uns e a boa vontade de outros aí temos em marcha o primeiro de alguns eventos para que seja possível a realização da Festa de Nossa Senhora da Vila Velha.
A adesão embora não sendo a desejável não foi tão má como á partida se possa imaginar já que uma boa parte das pessoas não faz sala mas adquire sardinhas, frango ou até o tradicional caldo verde e leva para casa como algumas fotos decomentam. Curiosamente dava a sensação de festejos antecipados do S. Pedro mas que este quis fazer o jeito a Nª Srª da Vila Velha permitindo-lhe - lhe amealhar algum do dinheiro tão necessário ao pagamento dos custos da sua execução.
A crise financeira artificial ou não e até mesmo como pretexto está a tornar cada vez mais difícil a execução das festividades em honra dos vários Santos nesta e demais Vilas e aldeias. Lembro-me de que no ano de 2009, cerca da uma da manhã a Nossa Senhora do Caminho não tinha uma comissão para ano de 2010. Não fosse a comissão de 2009 a assumir estariam em risco essas festividades.
Compreendo o grau de dificuldade que a dita crise acarreta, é profunda sem dúvida mas atrás desta existem outras crises tais como de identidade, religiosa e outras que urge ultrapassar.
Ninguém há uns anos atrás imaginaria que seriam os pais a ombrear todo o trabalho e responsabilidade pela Festa de Nossa Senhora. Por falta de outros nomeiam-se crianças como pretexto de continuidade e os pais num esforço de louvar tentam não perder a tradição, dando o seu melhor. Há que reflectir, unir esforços, criar um espírito mais participativo da sociedade Albicastrense incluindo o religioso e o lúdico. Todos temos que ceder um pouco a bem da nossa comunidade Albicastrense. Que o esforço de pais e filhos seja interpretado como trabalho pela causa nobre de forma gratuita, digna, em prol do nosso Castelo Branco e não como outras causas que por vezes alguns querem que seja interpretado. Para não servir quase sempre se arranjam argumentos sem nexo numa forma de justificação quantas vezes carente de fundamento.
Na qualidade de Abicastrense peço, ajude, participe, colabore, hoje por esta comissão, amanhã pela sua.
JOVENS MORDOMOS
- Ana Lopes
- Eva Pereira
- Ivo Pereira
- Daniel Pereira
Após várias datas de celebração a Festa vai respeitar o seu dia: 12.09.2010
Do programa constam entre outros a habitual missa na Capela de Nossa Senhora da Vila Velha e respectiva procissão.
Banda Filarmónica do Felgar
Arraial com o conjunto “ TRIÂNGULO “
Que seja uma boa Festa! Um abraço Albicastrense.
Isaias Cordeiro
DSC01834
DSC01835
DSC01836

2 comentários:

  1. Manuel Leitão30.6.10

    Bela sardinha.... De fazer crescer àgua na boca... Força para a sardinhada de 2011

    ResponderEliminar
  2. Obrigado! Seja bem vinda!
    Abraço
    Luis Pardal

    ResponderEliminar