Revisitando Castelo Branco

15/05/2011

O essencial está nos detalhes

 

Nesta semana, mais um amigo chegou a Florianópolis, António Cordeiro, de Remondes, do Concelho de Mogadouro.

Um verdadeiro enamorado pela sua terra a quem dedica uma paixão sem limites manifestada no site que escreve www.remondesonline.com  Foi através do site que nos conhecemos, por alguns artigos que ele escreveu sobre Castelo Branco que gentilmente autorizou a publicar aqui no site e blog. Na troca de e-mails logo informou que conhecia Florianópolis e que muito em breve viria por aqui. Nesta sexta feira tive a alegria de o conhecer pessoalmente e de almoçarmos juntos. Sábado de novo visitamos alguns lugares da cidade e almoçamos no Varandas de Lisboa, um restaurante sobre o qual lera um artigo no Jornal Diário Catarinense e que gostaria de conhecer.

O António viaja o mundo com olhos abertos para os detalhes, as nuances, e as situações pitorescas que os países e povos apresentam.  Ao voltar para casa leva junto na mala, a riqueza dos lugares que visita. Impressionou a dedicação dele para estudar a história, cultura, costumes, as tradições de Florianópolis e Santa Catarina. Curiosamente fez revelações sobre lugares e coisas que eu não conhecia. Por exemplo fomos ao mercado provar uma chouriça feita em Pomerode que lembra as de nossa terra e que ele descobriu nas várias visitas que fez a esta Ilha da Magia. Um cozinheiro de mão cheia, quando o fui buscar ao hotel,   uma grata surpresa de presente: embrulhados em alumínio, uma dúzia de pasteis de bacalhau, maravilhosos, os autênticos, que ele fizera na casa de uma amiga.

É também um estudioso da história de nossas terras, famílias e tradições. Uma memória fantástica, enciclopédica, rica de detalhes e de conteúdo que impressiona pelo vasto conhecimento e pesquisas sobre nossas terras e gentes.

Conhece bem Castelo Branco e me revelou que foi praça do Arlindo Parreira no ultramar. Segunda feira antes da partida para o Rio ainda vamos almoçar juntos mais uma vez. Visitem o site www.remondesonline.com para acompanhar as narrativas que ele mesmo faz sobre a viagem.

antonio cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário