Revisitando Castelo Branco

25/09/2010

União de esforços e sentimentos

Autor: Luis Pardal 
DSC02225
Ao reler o artigo do Arlindo, sobre a situação de nossa escola, tomo a palavra para falar com todos os albicastrenses especialmente os residentes em nossa terra.
 
Vários conterrâneos expressaram em comentários os sentimentos de tristeza e desilusão com o abandono do prédio. É natural isso que aconteça. A escola remete a todos nós para a fase de nossa vida mais repleta de lembranças e descobertas. Graças aos nossos(as) professoras e professores recebemos nestas salas e carteiras a chave para o conhecimento, um legado que permaneceu em nossas vidas para sempre.
 
Mas precisamos fazer algo mais do que apenas lamentar, precisamos unir esforços.
 
Este momento é oportuno para convocar a todos os Albicastrenses para ajudarem a mudar o destino que terá este lugar tão querido por todos.
 
Pelo que pude apurar e, agradeço aos conterrâneos que me fizeram chegar estas informações, todo o patrimônio escolar pertence a Câmara de Mogadouro e está sobre a gestão da Junta de Freguesia de Castelo Branco. A mesma situação ocorre nas escolas das Quintas e dos Estevais. A junta de freguesia de Castelo Branco é responsável por elas.
 
Apesar do aparente abando, a escola tem dono e não está esquecida, existem planos em andamento, projetos de reconversão, possivelmente para um Centro de Dia e outras atividades sociais.
 
Sabemos o quanto, o dinheiro da Segurança Social escasseia, e desta forma a oportunidade de fazer obras fica na espera e o momento pode ainda não ter chegado. Por isso é hora de unir esforços!
 
É dos que vivem na aldeia a decisão do que fazer. E que esta obra seja realizada de acordo com as necessidades específicas e com o consentimento de todos. É importante que em união com a Junta, se organizem propostas para estabelecer metas para que o objetivo seja conseguido.
 
A nós que estamos longe a obrigação de apoiar as decisões que forem tomadas e mobilizar esforços para que as iniciativas sejam concluídas.
 
Deixo espaço aberto ao Presidente, Secretário, e Vogais da Junta de Freguesia, que muito se têm dedicado à nossa terra, para que nos mantenham informados do andamento dos projetos.
 
Abraço a todos
 
Luis Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário