Revisitando Castelo Branco

20/04/2010

Os bancos de pedra do Vale

Autor: Aida Freitas Ferreira
casa moura ferreira
Amigos albicastrenses.
Nas fotos do acervo dos meus avós encontrei este exemplar que mais uma vez faz jus ao bancos de pedra, que tradicionalmente, eram colocados junto às portas das casas para "convidar " ao convívio entre vizinhos e os que passavam pela rua.
O Vale é para mim,  uma zona muito querida, aí moraram os meus avós e mora grande parte da minha família e, consequentemente aí passava grande parte do meu tempo.
Adorável banco de pedra este junto à casa das Mouras, ou do Sr. Alberto Ferreira (de quem recordo as brincadeiras e os acordes do bandolim).
Posso dizer que esta casa é hoje e há muitos anos ligeiramente diferente, sim ligeiramento pois apenas as paredes de albenaria das escadas foram cobertas e pintadas, bem como a varanda recebeu umas grandes novase mais seguras para as crianças. Os degraus parecem-me os mesmos. As pessoas, algumas são ainda as mesmas.
Aquele que todos, de certeza, lembram é o Sr. Acácio Costa, que viveu quase até aos cem anos. Engraçado é que nesta foto ele já era bem velhinho, aí uns Setenta anos, e já apresentava aquele ar calmo e meigo que sempre o caracterizou.

Sem comentários:

Enviar um comentário