Revisitando Castelo Branco

10/04/2010

Uma homenagem

A primeira comunhão da Luiza
Ao ver esta foto que o Arlindo mandou da primeira comunhão da Luiza, quero aproveitar a oportunidade para fazer uma homenagem à Sra. Maria da Luz, nossa eterna catequista e, na pessoa dela, a todas as catequistas de nossa terra, que dedicaram parte de suas vidas a ensinar valores que ficaram conosco para sempre. Um legado valioso que merece nosso agradecimento, carinho e respeito. Muito obrigado!
O dia da primeira comunhão era um dia inesquecível para todos os que a fizeram em Castelo Branco. Dia de festa e de muita alegria para todas as famílias. Tudo brilhava e ficava mais bonito nesse dia. Os tampos dos altares da Igreja eram cobertos com as melhores toalhas brancas da paróquia, depois enfeitados de cravos, rosas, e de tantas outras flores coloridas da estação, que perfumavam a igreja e os corações. Os candelabros eram renovados e as velas trocadas. As pratarias eram limpas e areadas, para que tudo estivesse à altura do brilho e festividade do dia.
As famílias caprichavam nas roupas das crianças, que sempre estavam muito bem vestidas para receberem a primeira comunhão. As meninas de vestidos brancos e os rapazes de fatos ou camisas brancas, com um laço de seda no braço. Até o padre vestia os melhores paramentos e usava o cálice e patela mais bonitos, tudo para combinar.
Falar deste dia sem falar das catequistas, não é possível. A primeira comunhão começava muitos meses antes, na catequese aos domingos depois da missa. Eram horas de dedicação e paciência para ensinar todo o catecismo, e preparar as crianças. Eu mesmo dei trabalho...
Próximo da data, nas semanas antes do domingo de comunhão, elas faziam os ensaios para que tudo estivesse muito bem preparado, e todos soubessem do cerimonial. Ensaiavam tudo, passo a passo, para que saísse perfeito. E no dia de facto, tudo era impecável e muito bonito de se ver. Cerimônias lindas e cheias de cantos e encantos.
Devem se lembrar do que digo...
Um forte abraço albicastrense!
Luis Pardal

Sem comentários:

Enviar um comentário